6.ª Feira, 3 de Setembro 2021

TARDE

14:05 - 14:30

"Será a Medicina Integrativa a única perspectiva de futuro da Medicina Tradicional?”

14:30 - 15:15

"Envelhecimento natural e função imunológica com TNCs"

  • Ninguém consegue parar o envelhecimento
  • Envelhecimento natural com saúde geral
  • Alcançar e manter a saúde geral
  • Função imunológica e saúde geral
  • Função imunológica insuficiente
  • Função imunológica super-sensível

 

 

#Envelhecimento natural    #Saúde geral   #Função imunológica natural

15:15 - 16:00

"Medicamentos à base de plantas, etnofarmacologia e inflamação crónica"

É atualmente reconhecido que a inflamação crónica de baixa intensidade está envolvida na etiologia de uma série de patologias, nomeadamente doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, oncológicas e outras doenças crónicas associadas ao envelhecimento. Embora os mecanismos fisiopatológicos associados à inflamação crónica ainda não estejam inteiramente elucidados, ambas as modalidades de inflamação (aguda e crónica) partilham uma configuração universal das vias inflamatórias, ou seja, eventos moleculares e alvos semelhantes. Apesar do número de fármacos utilizados no tratamento de eventos inflamatórios agudos e de curto prazo, não existem opções farmacológicas que visem especificamente a inflamação crónica. No entanto, várias plantas medicinais de África e do Sudeste Asiático, e alguns dos seus constituintes ativos, têm demonstrado atividade anti-inflamatória e capacidade para modular eventos associados à inflamação crónica e patologias associadas.

O incentivo da Organização Mundial da Saúde para a investigação de plantas medicinais, aliado à conjuntura regulamentar dos ‘Medicamentos à Base de Plantas’ na União Europeia, e aos dados experimentais relativos às propriedades anti-inflamatórias de várias plantas medicinais, por certo permitirão que o arsenal farmacoterapêutico para o tratamento da inflamação crónica e patologias derivadas seja reforçado nos próximos anos.

 

 

#Drug Discovery    #Fitoterapia    #Etnofarmacologia    #Medicamento à Base de Plantas    #Medicina Tradicional

16:00 – 16:30

HEALTHY BREAK
Altis Grand Hotel

Os Healthy Breaks (pausas saudáveis e funcionais), do Summit e do Curso Pós-Summit estão desenhadas com Consciência Alimentar. O principal objectivo é nutrir e alimentar todos os participantes nas pausas entre formações, com superalimentos biológicos, alimentos alcalinos e funcionais de elevada riqueza e valor nutricional, proporcionando mais Vida, Saúde e Felicidade.

 

 

#SuperAlimentos Bio    #NutriBreaks    #Detox & Antiox    #Snacks Antiaging     #Gluten    #Lactose & Sugar Free

16:30 – 16:50

"Homeopatia na Europa e no Mundo"

16:50 – 17:15

"Homeopatia: Grandes Princípios e Investigação Cientifica"

17:15 – 18:00

“Preparar a Longevidade desde o Primeiro Minuto de Vida”

Naturopatia vem da Natureza. Tal como todas as demais Terapêuticas Não Convencionais (ou Medicina Complementar, como mais lhes gosto de chamar), a Naturopatia respeita os processos naturais do organismo.

Recorre a técnicas não evasivas de análise e diagnóstico bem como propõe intervenções baseadas nas reais necessidades de cada individuo, respeitando o processo de cada um cá na Terra.

Bem como respeita a sustentabilidade do planeta na seguinte premissa – menos doenças, menos fármacos; menos fármacos, menos poluição; menos poluição, mais longevidade para o planeta Terra bem como para nós próprios.

Desde que nascemos que começamos a envelhecer e é justamente desde o momento do nascimento que os cuidados devem começar de modo a garantirmos uma longevidade com saúde. Serão 15 minutos intensos minutos com sugestões de como preservar um organismo saudável desde o primeiro minuto de vida.

 

 

#pediatria natural    #longevidade     #fígado   #alimentos anti-inflamatórios    #homeopatia

18:00 – 18:45

"Osteopatia nas doenças autoimunes: Eficácia de um protocolo de tratamento osteopatico nos sintomas da Esclerose Múltipla, ensaio clínico duplo cego, aleatório, controlado"

O estudo sobre a eficácia do Protocolo de Tratamento Osteopatico (OTP) em pessoas com Esclerose Múltipla (EM), é baseado em evidências cientificas, as quais demonstram que o processo inflamatório, que ocorre na EM, pode estar associado a lesões vasculares no tecido nervoso, derivadas de uma alteração na hemodinâmica do sistema venoso cerebral. Este mecanismo teria como sua base o aumento da pressão intracraniana, por sua vez provocada, supostamente, por uma anormal tensão muscular de origem postural-respiratória, que seria susceptível de ser melhorada através do tratamento osteopático. Por este motivo temos desenhado um ensaio clínico aleatório, padronizado, duplo cego, controlado, onde um grupo de pacientes com EM será submetido a um ciclo de tratamentos osteopáticos protocolares, avaliando a resposta dos pacientes nos sintomas e na evolução das lesões do tecido nervoso, comparado a um grupo de controle que receberá um ciclo de sessões, onde lhes será aplicado um protocolo de relaxamento muscular progressivo.

Materiais e Metodos:

Um grupo de 24 pessoas com EM, será dividido, aleatoriamente, em dois sub-grupos: estudo e controle, sendo que o grupo de estudo receberá um ciclo de tratamentos osteopáticos padronizados, enquanto o grupo controle, na primeira fase da pesquisa, receberá um ciclo de sessões de relaxamento muscular progressivo. O tratamento osteopatico padronizado foi elaborado com o foco em normalizar as tensões posturais respiratórias, melhorar o defluxo venoso craniano e reduzir a pressão intra craniana. Todos os pacientes serão submetidos a um protocolo de avaliações antes do início e depois do fim do ciclo de tratamentos, que incluirá as seguintes avaliações: testes funcionais para determinação dos sintomas e da qualidade de vida em pacientes com EM, ressonância magnética com contraste (gadolínio), avaliação da Pressão Intra Craniana (PIC) por meio de um dispositivo não invasivo de medição da PIC (B4C), avaliação do fluxo das veias jugulares por doppler venoso. Os resultados dos exames dos dois grupos, serão submetidos a avaliação estatística para determinar o efeito do tratamento no grupo de estudo a respeito do controle. No caso em que as avaliações evidenciem diferenças entre os dois grupos, no final dos primeiros seis meses, o grupo controle também receberá o tratamento osteopático padronizado, segundo as mesmas modalidades do grupo de estudo.

Todos os pacientes deverão ler e assinar um termo de consentimento, onde lhes serão explicadas todas as modalidades da pesquisa à qual participarão, os procedimentos aos quais serão submetidos e os possíveis riscos associados ao tratamento. Os pacientes estarão informados de que serão incluídos por sorteio, aleatoriamente, em um dos dois grupos.

Discussão:

Segundo as evidências científicas, um aumento crônico da pressão abdominal e torácica, de origem mecânica, pode levar a um colapso do sistema venoso cerebro espinhal, com consequente insuficiência no defluxo venoso craniano e aumento da pressão intracraniana (PIC); a tensão sobre os vasos provocada pelo aumento do volume sanguíneo facilitaria a permeabilidade dos vasos às células da imunidade as quais, ultrapassando a barreira hematoencefálica (BHE), ativariam o processo inflamatório do tecido nervoso, em pessoas com predisposição genética para EM. O tratamento osteopático, normalizando as tensões de origem postural-respiratória, teria um efeito positivo em melhorar a hemodinâmica do sistema venoso cerebral, normalizar a PIC, reduzindo a inflamação do tecido nervoso e melhorando o quadro fisiopatológico e clínico dos pacientes.

Mensagem de convite para os profissionais: um novo olhar no tratamento da Esclerose Múltipla, baseado na normalização da complacência e da pressão intracraniana, abre um horizonte inovador sobre a eficácia da osteopatia no tratamento desta patologia, a partir na normalização da circulação fluídica e das tensões posturais-respiratórias. Uma abordagem desafiadora que quebra paradigmas e preconceitos na área da osteopatia craniana a partir de evidências científicas sobre a mobilidade do crânio e a sua fisiologia. 

 

 

 

#osteopatia    #esclerose múltipla   #doenças autoimunes    #pressão intracraniana

18:45 – 19:30

"Quiroprática e o Sistema Imunitário"

19:30 - 19:40

Mesa Redonda: Perguntas & Respostas

19:40 – 20:00

"A aromaterapia no envelhecimento saudável"

A Aromaterapia, de um modo simplista, é uma terapia milenar que recorre a óleos essenciais (extratos de folhas, pétalas, caules e cascas de plantas) para, através do olfato, topicamente ou por ingestão potenciar múltiplos benefícios ao nível da prevenção e do tratamento de várias patologias.

Ao nível do envelhecimento saudável, a aromaterapia é uma excelente aliada na prevenção dos sinais típicos do avanço da idade: as rugas, o alívio dos sintomas da menopausa e o reforço do sistema imunitário são apenas alguns exemplos dos extraordinários benefícios da aromaterapia.

 

 

#Aromaterapia      #Óleos Essenciais      #Prevenção

SÁBADO, 4 de Setembro 2021

MANHÃ

08:00 – 08:30

"A gravidez, o parto e o healthy aging"

O envelhecimento inicia-se no primeiro dia de vida. Sendo um dos grandes objetivos da  população, um envelhecimento saudável, este trabalho deve iniciar-se ainda durante o  desenvolvimento gestacional.  

São conhecidas muitas interações entre mãe e feto e seus benefícios. 

Mas o que se conhece sobre os efeitos deletérios a curto e largo prazo de substâncias que  atravessam a barreira placentária? Qual o efeito das substâncias tóxicas presentes no corpo da  mãe no desenvolvimento do sistema imunitário do bebé e no aparecimento de patologias  futuras?

#gravidez      #toxicidade     #sistema imunitário     #meio-ambiente

08:30 – 12:30

TERAPÊUTICAS NÃO CONVENCIONAIS E AS DOENÇAS AUTOIMUNES:
Protocolos Clínicos & Boas Práticas - Artrite Reumatóide (AR) e Psoríase

08:30 – 09:00

"Fisiopatologia da Doença" | AR

A artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória cujo prognóstico positivo está associado com uma deteção precoce da doença, o diagnostico depende da associação de uma série de sintomas e sinais clínicos, exames laboratoriais e radiológicos que envolvem critérios clínicos e laboratoriais.

No estado crônico leva a sérios danos, inclusive deformidades articulares. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a artrite reumatoide é designada por uma síndroma de obstrução dolorosa bem como uma síndroma relacionada com a energia do Rim (devido à patologia auto-imune).

 

 

#MTC     #Acupuntura     #ArtriteReumatoide     #Moxibustão

09:00 – 09:20

"Acupunctura e MTC" | AR

De causa desconhecida, a artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória que se manifesta sob a forma de uma poliartrite (definida pelo envolvimento de três ou mais articulações), bilateral (afeta articulações nos dois lados do corpo), simétrica (atinge as mesmas articulações dos dois lados do corpo), progressiva, destrutiva e deformante.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a artrite reumatoide é designada por uma síndroma de obstrução dolorosa bem como uma síndroma relacionada com a energia do Rim (devido à condição auto-imune). A raíz da síndroma pode ser a mesma, mas os Zang/Fu que são afetados posteriormente podem ser distintos.

No tratamento será necessário dispersar o vento e a Humidade, desbloquear os meridianos e colaterais, ativar a circulação do Qi e do Xué e eliminar o edema e a dor.

 

 

#MTC    #Acupuntura    #Auriculoterapia   #Artrite Reumatoide

10:00 - 10:30

"Osteopatia" | AR

10:30 – 11:00

HEALTHY BREAK
Altis Grand Hotel

Os Healthy Breaks (pausas saudáveis e funcionais), do Summit e do Curso Pós-Summit estão desenhadas com Consciência Alimentar. O principal objectivo é nutrir e alimentar todos os participantes nas pausas entre formações, com superalimentos biológicos, alimentos alcalinos e funcionais de elevada riqueza e valor nutricional, proporcionando mais Vida, Saúde e Felicidade.

 

 

#SuperAlimentos Bio    #NutriBreaks    #Detox & Antiox    #Snacks Antiaging     #Gluten    #Lactose & Sugar Free

11:00 – 11:40

"Homeopatia, psoríase e doenças autoimunes"

12:30 – 12:50

"Naturopatia" | Psoríase

As funções da pele são da maior importância, eliminando matérias residuais e absorvendo luz, calor e energia vital da atmosfera, sendo suas funções análogas às dos pulmões e rins, de tal importância que do seu correto funcionamento depende a saúde de todo o organismo.

No decurso da minha apresentação, demonstrarei as mais valias da Naturopatia aplicada à Psoríase, doença que pode começar em qualquer idade e afeta 3% da população mundial.

No final desta sessão, espero que os participantes profissionais do “3RD International Healthy Aging Summit 2021” disponham dos recursos necessários para que possam adotar, de forma isolada ou complementar, as guidelines que com todos serão partilhadas.

 

 

#água termal      #indicações terapêuticas     #cosmética     #oligoelementos      #fototerapia      #Intestino    #Healthy Aging & TNCs      #Protocolo Psoríase