6.ª Feira, 3 de Setembro 2021

manhã

7:00 - 8:00

Check In & Receção dos Participantes

8:00 - 8:30

Espetáculo de Abertura “3RD IHAS 2021”

08:30 - 09:00

TBR
to be revealed

09:00 - 09:30

"Os teus genes, a tua saúde"

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de uma medicina mais personalizada e mais precisa, a investigação científica tem testado novas hipóteses para a compreensão do genoma humano que têm permitido o desenvolvimento de modelos poligénicos de previsão de risco de doenças mais precisos. No entanto, é ainda notável a heterogeneidade na utilização dos modelos poligénicos e risco, o que dificulta a sua translação para a prática clínica.

Nas áreas do bem-estar e prevenção, os modelos poligénicos de risco podem ser usados ​​para compreender a predisposição genética para características corporais específicas, tornando-se muito relevante para apoiar programas de saúde e prevenção da doença.

Nesta palestra, vou apresentar os desenvolvimentos mais recentes sobre a utilização dos modelos poligénicos de risco, detalhando os principais estudos de caracterização genética para as áreas da obesidade e da vitamina D.

 

 

#Medicina preventiva     #Predisposição genética     #Modelos poligénicos de risco     #Obesidade     #Vitamina D

 

09:30 - 10:30

MASTER CLASS
“Como a nutrição, o microbioma intestinal e a permeabilidade intestinal podem impactar os processos inflamatórios do envelhecimento”

#Inflamação    #zonulina    #permeabilidade intestinal    #microbioma    #disbiose    #nutrição

10:30 - 11:00

HEALTHY BREAK
Altis grand hotel

Os Healthy Breaks (pausas saudáveis e funcionais), do Summit e do Curso Pós-Summit estão desenhadas com Consciência Alimentar. O principal objectivo é nutrir e alimentar todos os participantes nas pausas entre formações, com superalimentos biológicos, alimentos alcalinos e funcionais de elevada riqueza e valor nutricional, proporcionando mais Vida, Saúde e Felicidade.

 

 

#SuperAlimentos Bio    #NutriBreaks    #Detox & Antiox    #Snacks Antiaging     #Gluten    #Lactose & Sugar Free

11:00 - 11:10

Meditação Momento I

11:10 - 11:30

Aurum Sponsorship Talk

11:30 - 12:30

TBR
to be revealed

12:30 - 14:00

ALMOÇO LIVRE
Altis Grand Hotel

Os almoços do summit e curso pós summit são buffets funcionais com grande variedade de alimentos alcalinos, ricos em nutrientes antioxidantes, anti-inflamatórios e antiaging.

 

 

#Buffet Funcional    #Alimentação Alcalina    #Cozinha Consciente    #Reeducação Alimentar     #Alimentos Anti-inflamatórios

6.ª Feira, 3 de Setembro 2021

tarde

14:00 - 14:30

“Inflammaging e estilo de vida”

A inflamação é um mecanismo fisiológico crucial para a sobrevivência, uma que faz parte da resposta a agentes infecciosos, e outras agressões ambientais e contribui para a regeneração de tecidos e regresso à homeostasia em caso de trauma. Mas a partir do momento em que esses objetivos são cumpridos, esta deveria terminar (resolução da inflamação).

Isto significa que, em condições normais, a inflamação é uma resposta aguda limitada no tempo. No entanto, quando o processo de resolução da inflamação é comprometido ou quando existem estímulos inflamatórios contínuos a inflamação deixa de ser aguda e poderá converter-se em crónica e sistémica, que mesmo sendo de baixo grau poderá causar ou contribuir para síndrome metabólica, diabetes tipo II, esteatose hepática não alcoólica, doenças cardiovasculares, sarcopenia, osteopenia, depressão e doenças neurodegenerativas. Além disso está implicada em vários tipos de cancro, na osteoartrose e na doença renal crónica, poderá alterar o estado nutricional de vários micronutrientes, causar imunosenescência e reduzir a tolerância imunológica. Finalmente, pensa-se que poderá acelerar o processo de envelhecimento e explicar, pelo menos parcialmente, a elevada prevalência de doenças degenerativas crónicas.

Nesse sentido, e porque vários estudos observaram maiores concentrações de marcadores inflamatórios em idosos quando comparados com indivíduos mais jovens, surgiu uma teoria que defende que o envelhecimento se caracteriza por inflamação crónica de baixo grau, tendo Claudio Franceschi, há cerca de 20 anos, designado a mesma de “inflammaging”, termo que figura hoje num elevado número de publicações científicas. No entanto, nem todos os idosos apresentam um estado de inflamação, algo que não parece ser explicado apenas pela genética, o que sugere o papel de vários fatores modificáveis, destacando-se o tabaco e a poluição, o stress psicológico, as alterações dos ritmos circadianos, a inatividade física, a obesidade e a típica dieta hipercalórica ocidental. Face ao exposto, é importante conhecer as intervenções de estilo de vida que poderão prevenir, reduzir ou contribuir para a resolução da inflamação.

 

#inflamação     #inflammaging     #estilo de vida     #envelhecimento     #expossoma

14:30 - 15:00

“Exercício físico na longevidade & healthy aging”

Quando se fala em resolução da inflamação crónica, seja aquela associada ao envelhecimento (inflammaging) ou às doenças inflamatórias ou auto-imunes, a nutrição, o exercício, o sono e a redução dos níveis de stress, jogam um papel crucial. Nesta apresentação serão resumidos os benefícios referentes à participação do exercício físico neste objectivo.

 

#exercício    #atividade física    #epigenética    #citoquinas    #Healthy Aging

15:00 - 15:30

TBR
to be revealed

15:30 - 16:00

“Respiração – Como o mundo se esqueceu do fundamental”

Esta sessão é dedicada a como lembrar o básico, os fundamentos. Porque é que respirar é uma parte tão importante e negligenciada no nosso “sistema” médico atual. Existe uma forma certa e errada de respirar? “Esquecemos” quais as vantagens quando o fazemos corretamente ou simplesmente é ou foi dado como certo? Qual o papel e a importância do CO2 no nosso sistema e organismo?

Junte-se a nós e vamos procurar entender o real valor e impacto da respiração!

 

 

#respiração     #sistema nervoso autonomo       #sistema parassimpático    #sistema simpático    #O2    #CO2

16:00 - 16:30

HEALTHY BREAK
Altis Grand Hotel

Os Healthy Breaks (pausas saudáveis e funcionais), do Summit e do Curso Pós-Summit estão desenhadas com Consciência Alimentar. O principal objectivo é nutrir e alimentar todos os participantes nas pausas entre formações, com superalimentos biológicos, alimentos alcalinos e funcionais de elevada riqueza e valor nutricional, proporcionando mais Vida, Saúde e Felicidade.

 

 

#SuperAlimentos Bio    #NutriBreaks    #Detox & Antiox    #Snacks Antiaging     #Gluten    #Lactose & Sugar Free

16:30 - 16:40

Meditação Momento II

16:40 - 17:00

Aurum Sponsorship Talk

17:00 - 17:30

“Plasmaferese de dupla filtração, o tratamento tecnológico de ponta para doenças autoimunes.”

O tratamento mais tecnológico para doenças autoimunes com resultados imediatos é denominado Plasmaferese de Dupla Filtração (DFPP).

O BIOSALUD DFPP é uma variante da aferese de filtração por membrana dupla, para a filtração imunológica, em que é utilizado um filtro especial (filtro imunológico) que é especificamente adaptado a cada paciente. O aspeto crucial deste processo é que esse filtro especial liberta o plasma sanguíneo de proteínas patológicas e patogénicas, responsáveis por desencadear ou manter o estado patológico no doente.

Por cada tratamento, é possível a remoção de uma média de 60 a 80 por cento de todas as proteínas responsáveis por desencadear ou manter as doenças.

Depois disso, é executada a filtração do sangue do paciente para libertação de toxinas (metais pesados, micotoxinas e quimícos tóxicos).

Durante o tratamento, o sistema circulatório está a ser permanentemente monitorizado através de um aparelho cardiovascular, com medições de pressão arterial, pulso e ECG.

Trata-se de um tratamento muito importante e que obedece a todas as premissas e normas da Medicina Integrativa.

Durante esta sessão será explicado o nosso protocolo e como é possível combiná-lo com outras técnicas de medicina biológica.

 

#Plasmaferese de dupla filtração     #Filtração de imunocomplexos     #Aférese ambiental     #Tratamento de doenças auto-imunes     #Tratamento de doenças de Lyme

17:30 - 18:00

“Os gigantes escondidos da auto-imunidade”

Auto-imunidade: O que precisamos saber e como podemos ajudar os nossos pacientes na prática clínica.

A epidemia das doenças autoimunes tem sido um problema cada vez mais complexo. Tendo em conta uma abordagem da Medicina Funcional será abordado o processo autoimune, onde começar e como podemos ajudar os nossos pacientes a reverter e prevenir a autoimunidade, identificando e tratando os desequilíbrios subjacentes.

Nesta palestra irei partilhar a minha experiência clínica sobre:

– Como as doenças autoimunes estão a ser tratada atualmente na medicina convencional;

– O impacto que o stress crónico da sociedade atual tem sobre a expressão da autoimunidade;

– Como reformular a visão do processo autoimune de uma “doença incurável” para um processo que pode ser revertido;

– Como podemos capacitar os nossos pacientes e aplicar programas lifestyle e funcionais na vida real e prática clínica.

 

 

 

 

#autoimunidade​

18:00 - 18:30

"Hormonas, 'Dieta Keto Green 16' e menopausa, um tópico relevante na saúde sexual"

18:30 - 19:00

"Focos interferentes da cavidade oral e o seu impacto no sistema imunitário e doenças auto-imunes "

A Medicina Dentária Integrativa e Biológica, além da promoção da saúde oral, procura estudar a relação entre a saúde oral e a patologia e/ou desequilíbrios sistémicos a partir da identificação e tratamento de focos interferentes. Os focos interferentes são qualquer desequilíbrio que seja capaz de causar irritação a outras áreas ou processos à distância. São exemplos de possíveis focos interferentes na cavidade oral a presença de infeção (abcessos, lesões periodontais, cáries…); dentes endodonciados; cavitações / NICO (Neuralgia-inducing cavitational osteonecrosis); metais (ex: amálgamas, próteses, implantes); dentes inclusos; lesões nas mucosas (bochechas, lábios, gengivas e língua); cicatrizes (ex: amigdalectomia); e bruxismo.

Este tipo de situações poderão contribuir para a sobrecarga do sistema nervoso autónomo e diminuição do correto funcionamento do sistema imunitário. Em pessoas com elevada susceptibilidade, os focos interferentes orais, nomeadamente os dentes endodonciados e/ou as cavitações nos maxilares poderão contribuir como um dos fatores para o aparecimento de doenças auto-imunes. O tratamento e neutralização destes focos interferentes são fundamentais para o controlo da doença, prevenção e melhoria da qualidade de vida. 

 

 

 

#focos interferentes orais     #cavidade oral     #sistema nervoso autónomo     #sistema imunitário     #healthy aging e medicina dentária integrativa e biológica

19:00 - 20:00

MASTER CLASS DE ENCERRAMENTO 1.º DIA
“Uma onça de prevenção vale mais do que um quilo de protocolos: identificando os precursores da cascata autoimune”

Na prática clínica, constata-se que os pacientes sofrem diariamente os efeitos da cascata autoimune. A Autoimunologia é uma especialidade emergente dentro da Imunologia. O seu estudo convida a uma mudança de paradigma na teoria da autoimunidade, que foi desenvolvida numa época em que se acreditava que o corpo humano era amplamente estéril. É mais provável que os autoanticorpos detectados em pacientes com doença autoimune sejam gerados como uma resposta a patogéneos percebidos, em vez do seu reconhecimento como próprios do organismo. Além dos patogéneos tradicionais dos nossos ancestrais (bactérias, parasitas, vírus, bolores e fungos), numerosos estudos associam as toxinas ambientais no mundo de hoje como iniciadores potenciais da cascata autoimune. Exploraremos os mecanismos de resposta imunológica ao que é considerado um “insulto” ao corpo humano.

20:30

Jantar Oficial
“3RD IHAS 2021"

O Jantar Oficial “3RD International Healthy Aging Summit 2021” é no piso panorâmico do Altis Grand Hotel, com uma fantástica vista sobre a Baixa de Lisboa e o rio Tejo como pano de fundo.

O menu será condizente com o nome do summit – “International Healthy Aging” e foco principal: sistema imunitário e autoimunidade – Saúde “à la carte…”.

 

 

#Consciência Alimentar     #Cozinha Funcional     #Riqueza Nutricional     #Saudável & Delicioso      #Saúde “à la carte“

SÁBADO, 4 de Setembro 2021

manhã

08:00 - 09:00

“Uma abordagem funcional à desregulação autoimune”

As doenças autoimunes apresentam cada vez maior relevância do ponto de vista de saúde pública, pelo seu incremento exponencial em todo o mundo e preocupantemente acelerado no século XXI.

A predisposição a doenças autoimunes, conforme discutida por Alessio Fassano MD, pode ser vista como a consequência de 3 “causas-gatilho”, que incluem: predisposição genética, fatores ambientais e aumento da permeabilidade intestinal.

Nesta sessão partilharei o protocolo clínico de que sou autora e que expande os princípios da medicina funcional, com a finalidade de chegar à causa/raiz da condição autoimune específica – base para o tratamento dos desequilíbrios funcionais subjacentes.

 

 

#desregulação autoimune     #autoimunidade    #abordagem funcional      #protocolo Dra. Trindade     #Healthy Aging

09:00 - 09:30

“Sistema imunitário e doença autoimune, jejum intermitente & healthy aging”

A pratica de Jejum intermitente tem mostrado benefícios na prevenção de doenças metabólicas e autoimunes e no envelhecimento saudável. Dietas que imitam o jejum podem constituir assim uma ferramenta não farmacológica no controlo de doenças autoimunes.

Os desequilíbrios autoimunes começam prendem-se com perda da tolerância imunitária. Os processos silenciosos que se manifestam muitas vezes apenas por fadiga e/ou outros sintomas não valorizados que, se não controlados, levam a processos degenerativos crónicos, inflamação e doença autoimune. Para que o envelhecimento se processe de forma saudável é determinante eliminar ou reduzir os fatores que constituem os pontos gatilho para transtornos imunitários (genética, tóxicos, eletromagnetismo, alimentação, saúde intestinal, haptenos, conflitos emocionais) e essencialmente desenvolver uma abordagem baseada na CAUSA e não na sintomatologia. A correção das vias de sinalização imunitária alteradas ajudam o sistema imune a recuperar a sua capacidade de coordenação, de autorregulação e de adaptação.

 

 

#Jejum intermitente    #controlo autoimune    #jovem e saudável    #microbioma    #doenças autoimunes    #micro imunoterapia

09:30 - 10:00

"Resistência à insulina e doença cardiovascular"

A Resistência à Insulina tem sido de forma consistente associada a número elevado de eventos cardiovasculares independentemente de outros factores de risco e existência de diabetes. A expressão clinica da resistência à insulina tem sido também relacionada a doença cardiovascular.

Estratégias terapêuticas incluindo actividade física moderada, perda de peso, controlo de pressão arterial, correcção da dislipidemia, e controlo glicémico demonstraram benefício na diminuição do risco cardiovascular.

Há evidência que as alterações no metabolismo relacionadas com a idade podem ser determinantes de um ciclo vicioso que pode acelerar o processo de envelhecimento e o início de doenças relacionadas com a idade.

 

 

 

#Insulina      #Síndrome metabólico       #Risco cardiovascular      #Estilos de vida

10:00 - 10:30

“A cirurgia plástica, estética e a medicina estética - O seu papel no anti envelhecimento e no rejuvenescimento. A sua relação com as doenças autoimunes"

Dr. Ângelo Rebelo, Cirurgião Plástico há 30 anos, dedicou a maior parte do seu tempo de Especialista à Cirurgia Estética.

Esta vasta experiência permitiu observar e constatar a complexidade e naturalidade do processo ou dos processos de envelhecimento do ser humano e a “luta”, desde há muito tempo, para travar ou atrasar esse processo.

Foi-se apercebendo, de forma progressiva, das diversas áreas da Medicina e não medicina que deram e continuam a dar contributos importantes neste processo inevitável, mas melhorável em qualidade e quantidade.

A Cirurgia e Medicina Estética acompanharam e evoluíram no sentido de darem o seu contributo mais ou menos objetivo, com mais ou menos resultado, mas caminhando, muitas vezes em conjunto, na procura de soluções médicas e cirúrgicas para contribuir para uma melhor qualidade no processo de envelhecimento do ser humano.

Na sua experiência veio a constatar que muitas áreas da Medicina podem ser complementadas e algumas vezes ter como alternativas áreas não médicas que tanto têm evoluído e outras já existiam mesmo antes da medicina convencional.

A possibilidade de serem realizadas cirurgias e tratamentos estéticos, em pessoas com doenças autoimunes, é uma realidade por muitos desconhecida e faz parte da experiência profissional do Dr. Ângelo Rebelo há mais de 20 anos na Clinica Milénio, onde uma equipa pluridisciplinar e em expansão se dedica a esta área.

 

 

#Cirurgia e Medicina Estética     #Anti envelhecimento      #Rejuvenescimento

10:30 - 11:00

HEALTHY BREAK
Altis grand hotel

Os Healthy Breaks (pausas saudáveis e funcionais), do Summit e do Curso Pós-Summit estão desenhadas com Consciência Alimentar. O principal objectivo é nutrir e alimentar todos os participantes nas pausas entre formações, com superalimentos biológicos, alimentos alcalinos e funcionais de elevada riqueza e valor nutricional, proporcionando mais Vida, Saúde e Felicidade.

 

 

#SuperAlimentos Bio    #NutriBreaks    #Detox & Antiox    #Snacks Antiaging     #Gluten    #Lactose & Sugar Free

11:00 - 11:10

Meditação Momento III

11:10 - 11:30

talk Nordic Labs. Modalidade aurum
“Envelhecimento cognitivo saudável: o papel da nutrição”

Manter uma função cognitiva saudável ao longo do envelhecimento é um objetivo que todos nós temos. Há vários fatores que afetam a saúde cognitiva, e a nutrição, é sem dúvida um dos mais importantes.

A nutrição pode não só fornecer os recursos para uma função cognitiva saudável, mas também responder ao otimizar várias das disfunções metabólicas associadas ao envelhecimento, tais como o stress oxidativo, disfunção mitocondrial, neuro inflamação (entre outros).

Conheça a abordagem da Dra. Daniela para um envelhecimento cognitivo saudável.

 

 

 

#cérebro saudável    #nutrição   #função cognitiva    #abordagem personalizada      #envelhecimento saudável

11:30 - 12:00

"Abordagem dietética no tratamento da esclerose múltipla e processos neuroimunes em 2021"

Nesta sessão, a Dra. Terry Wahls fará uma revisão da sua jornada pessoal, como doente com esclerose múltipla (EM). Será feita uma abordagem aos estudos dietéticos no contexto da EM e serão apresentados estudos observacionais e de intervenção que demonstraram resultados clínicos favoráveis em doentes com EM e comorbilidades associadas. Estes conceitos podem ser ampliados para outros estadios da doença e processos autoimunes. Serão fornecidas recomendações dirigidas a pacientes com EM e doenças neuroimunes.

 

#Nutricao     #Fadiga    #Qualidadedevida    #Dieta paleolitica    #Dieta mediterranea    #Dieta elegante    #Jejum Intermitente

12:00 - 12:30

Mesa Redonda: Perguntas & respostas

12:30 - 14:00

ALMOÇO LIVRE
Altis Grand Hotel

Os almoços do summit e curso pós summit são buffets funcionais com grande variedade de alimentos alcalinos, ricos em nutrientes antioxidantes, anti-inflamatórios e antiaging.

 

 

#Buffet Funcional    #Alimentação Alcalina    #Cozinha Consciente    #Reeducação Alimentar     #Alimentos Anti-inflamatórios

SÁBADO, 4 de Setembro 2021

TARDE

15:00 - 16:00

"Investigação Científica & Healthy Aging"

15:00 - 15:20

Efeitos da Vitamina D na Saúde de Idosos: Estudo Do-Health

A evidência sobre os potenciais benefícios da vitamina D em várias doenças especialmente pertinentes aos idosos é altamente contraditória: os estudo biológicos apoiam um elevado otimismo, os estudo observacionais são geralmente positivos e os estudos de mais alta qualidade potencial, ensaios randomizados, prospetivos e controlados têm resultados negativos.

Nesta palestra exploramos a qualidade da evidência acumulada, tomando como base o estudo DO-Health, e debatemos quais as conclusões que se podem retirar  da investigação científica no seu estado atual. 

 

 

#Vitamina D     #DO-Health      #Evidência científica

15:20 - 15:40

TBR
to be revealed

15:40 - 16:00

"Adherence to therapeutic plans for an active and healthy ageing"

Non-adherence to therapeutic plans is a public health problem that affects all people in general, but with particular significance in older adults due to the high number of coexisting chronic diseases and geriatric syndromes and the consequent polypharmacy. Polypharmacy is often associated with inappropriate prescriptions, drug-drug and drug-disease interactions, prescription cascade, which can all increase the risk of adverse drug reactions and therefore the discontinuation of treatment. In addition, the management of chronic diseases requires the patient’s continuous psychological adaptation and behavioural reorganization to face recurrent changes in therapeutic indications.

Non-adherence to medical plans continue to be a challenge for health and care professionals and scientists, as their effort to explain and promote patients’ adherence continues to be ineffective. Indeed, almost 50% of patients are non-adherent to therapeutic plans. This degree of non-adherence results in a high number of patients that do not get the maximum benefits of medical treatment, which is associated with high health care costs, lower quality of life and poor health outcomes. This slow progress seem to be the lack of comprehensive theoretical models to explain non-adherence and to explain the potential success of a given intervention.

In this presentation, a revision on adherence definition and taxonomy will be performed, as well as a revision of effective interventions dedicated to improve adherence to therapeutic plans.

16:00 - 16:30

HEALTHY BREAK
Altis Grand Hotel

Os Healthy Breaks (pausas saudáveis e funcionais), do Summit e do Curso Pós-Summit estão desenhadas com Consciência Alimentar. O principal objectivo é nutrir e alimentar todos os participantes nas pausas entre formações, com superalimentos biológicos, alimentos alcalinos e funcionais de elevada riqueza e valor nutricional, proporcionando mais Vida, Saúde e Felicidade.

 

 

#SuperAlimentos Bio    #NutriBreaks    #Detox & Antiox    #Snacks Antiaging     #Gluten    #Lactose & Sugar Free

16:30 - 16:40

Meditação Momento IV

16:40 - 17:00

Aurum Sponsorship Talk

17:00 - 17:45

“Despoletadores da autoimunidade (desreguladores endócrinos, dominância de estrogênio e autoimunidade)”

“O século em que vivemos é dominantemente pautado por mudanças climáticas e poluição de natureza e origem diversas. O nosso corpo depara-se com a necessidade de adaptação constante, o que conduz ao dano celular.

A monitorização dos níveis de estrogénios é crucial, uma vez que em excesso, provavelmente serão responsáveis por várias doenças, incluindo a autoimunidade e o cancro. A resposta possível passa pelas soluções médicas existentes.”

 

#disruptores endocrinos    #autoimunidade    #cancro     #estrogenios     #microbiota    #virus

17:45 - 18:10

“Autoimunidade e bioquímica na longevidade: estratégias de prevenção e recomendações”

Nesta sessão será feita uma análise das consequências das mudanças climáticas a nível global, incluindo Portugal, com ênfase nos contaminantes principais e importância da toxicidade ambiental produzida pelos distintos agentes, sejam inalados, absorvidos pela pele ou ingeridos. Será igualmente abordado o tema da contaminação em edifícios, incluindo a atual problemática relacionada com os micro plásticos. Estes fatores afetam diretamente a Longevidade e qualidade de vida em numerosos países, destacando a realidade de Nueva Delhi (Índia) com diminuição da Longevidade dos seus cidadãos em 10 anos, algumas regiões da China, mas também nos EUA e Europa.

 

 

#Toxicidade Ambiental    #Mudanças Climáticas    #Longevidade    #Agentes Contaminantes    #Healthy Aging

18:10 - 18:30

“Fatores a considerar para a melhoria dos resultados clínicos da terapia celular”

Aging is defined as the loss of organism optimal functions with time and age. As the process of aging continues, there is also a decline in tissue regeneration capacity.        Aging might be delayed to some extent by deploying modern tools and techniques. Within this context, stem cell therapy has proven itself as promising potential alternatives to regular antiaging agents/tools used today.  The potential of stem cells to proliferate and differentiate helps in the regeneration and repair of different tissues and organs. One important tissue source to obtain these cells is adipose, which contains cells called adipose derived stem cells (ADSCs). These cells have a great therapeutic potential of delaying the aging process and/or treat age-related diseases.

There is increasing evidence that the aging and oxidative stress can have adverse effects on proliferative and differentiation capacity of stem cells.

Also, in order to contribute to repair of the tissue, these cells should be able to survive and carry out their functions in unfavorable conditions after being transplanted.  Due to the effect of aging and oxidative stress, it is suggested that before performing a cell therapy with ADSCs, several aspects such as oxidative stress status and proliferation and differentiation capacity should be assessed on these cells. This would allow us to know the robustness of the transplanted cells and to predict the therapeutic result, especially in elder patients, where probably ADSCs do not carry out their biological functions in an optimal way.

 

 

#stem cells    #anti aging     #oxidative stress

18:30 - 19:00

Comunicação oral dos resumos submetidos e aceites

19:00 - 19:50

“Qual a relação entre o intestino e a autoimunidade no healthy aging?”

– Bases fisiológicas, imunológicas, biológicas e microbiológicas do trato gastrointestinal;

– Intestino como órgão endócrino;

– Sinais patognomônicos para avaliações clínicas da saúde intestinal;

– Mecanismos de ação dos probióticos em intestino delgado e intestino grosso;

– Modulação intestinal para minimizar doenças imunológicas e comportamentais;

– Manejo dietético para otimização da homeostase intestinal;

– Suplementação de prebióticos;

– Suplementação de Nutracêuticos.

 

 

 

#intestino poroso     #reparo epitelial intestinal     #probióticos e parapróbioticos     #aminoácidos vitaminas e minerais     #Healthy Aging

19:50 - 20:20

“O solo, a nutrição e o stress e a autoimunidade no healthy aging”

No seu ambiente natural, as plantas fazem parte de um ecossistema rico, incluindo numerosos e diversos microrganismos no solo.
Há muito que se reconhece que micróbios do solo, como fungos micorrizais ou bactérias simbióticas de fixação de nitrogênio, desempenham papéis importantes no desempenho das plantas, melhorando a nutrição mineral.
A agricultura ecológica gera solos de tal forma ricos que são capazes de suportar a utilização a que são sujeitos sem degradação dos próprios solos ou do meio ambiente. Podemos melhorar a qualidade do solo, reduzindo a manipulação mecânica dos solos, aumentando a sideração, a aplicação de composto e um plano sólido de rotação de culturas.

 

#microbioma    #nutricaovegetal    #interacoesdemicrobioscomvegetais    #processodeexsudacao    #rotacaodeculturas

20:20 - 20:30

Palestra de encerramento

20:30

Espetáculo de Encerramento “3RD IHAS 2021”